O significado da palavra obstetrícia vem do latim obstetrix, que é derivada do verbo “obstare: ficar ao lado” e é exatamente isso que o obstetra faz! Acompanha e orienta a mulher sobre as diversas modificações físicas e psicológicas que ocorrem desde o início da gravidez, segue por todo o pré-natal, parto e puerpério, que é o nome dado a essa fase pós-parto.
Pré natal e Pós Parto
Durante o pré natal são realizadas diversas consultas periódicas para o acompanhamento da saúde da mãe e do bebê e o momento que tanto a paciente como o/a acompanhante podem e devem tirar todas as dúvidas que surgem nesse período.
Neste momento identificamos fatores de risco associados a doenças pré existentes ou próprias da gestação, como a pré eclampsia e prematuridade, por exemplo. É realizado uma avaliação laboratorial do casal, recomendação de consulta odontológica, imunizações, orientações sobre o parto, aleitamento, realização de atividade física e dieta adequada.
O puerpério é definido como o período logo após o parto e didaticamente pode ser dividido em: imediato (1º ao 10 º dia), tardio (11 º ao 42 º dia) e remoto (a partir do 43 º dia). É o momento em que ocorrem intensas modificações físicas e psicológicas nas mulheres em um curto espaço de tempo e as principais preocupações demonstradas pelas puérperas neste momento são sobre a insegurança em relação aos cuidados com o bebê, necessidade de apoio e problemas com aleitamento.